domingo, 8 de maio de 2011

rio



A animação "Rio", que estreia nos cinemas do Brasil neste sexta-feira (8), tem como personagem principal uma ararinha-azul chamada Blu que é inteligente, bonita e, no fim das contas, mais parece gente do que pássaro. Ela sabe fazer coisas surpreendentes como preparar o café da manhã e imitar um despertador para acordar a dona, mas não sabe fazer o mais natural e simples para um ave: bater as asas e sair por aí, voando pra todo lado.

TRAILER DA ANIMAÇÃO "RIO"

O problema é que Blu não é assim por vontade própria e é aí que vem a parte triste: quando era um pequeno filhote, ele foi raptado por contrabandistas de aves de seu habitat natural, separado da família, e levado para ser vendido nos Estados Unidos.
Por um acidente, a caixa em que ele estava caiu do caminhão que no transportava e, no meio de tanta coisa ruim que podia ter acontecido, deu a sorte de ser encontrado por Linda, uma garotinha que prometeu cuidar dele a vida inteira e se tornou sua melhor amiga.
O que a criançada vai ver na telona do cinema é uma história legal e divertida, com muitos momentos engraçados e com imagens tão lindas que enchem os olhos da plateia toda (principalmente se o filme for visto em 3D) de cores e de esperança. O chato é pensar que na vida real esse sequestro de aves acontece de verdade e é uma das razões pelas quais muitas aves estão em extinção, como é o caso da ararinha-azul.Ver em tamanho maior
Você sabe o que significa um animal estar em extinção? Existem muitas regras e critérios para colocar um animal nessa categoria, mas de maneira simples, uma espécie entra nessa lista nada interessante quando não pode mais ser encontrada na natureza ou em cativeiro. E esse é o caso da ararinha-azul, que você infelizmente não encontrará voando solta por aí.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, hoje em dia existem apenas 60 exemplares desse lindo pássaro em todo o mundo vivendo em cativeiro. É uma pena, mas é verdade. Desse total, só 12 pertencem ao Brasil. Pode parecer ruim manter as araras vivendo presas, mas essa é uma alternativa para tentar que eles gerem filhotinhos e, quem sabe, um dia possam ser devolvidas à natureza. Se isso vai acontecer ou não, só o tempo dirá.
Enquanto isso, dá pra se divertir na poltrona do cinema com a história de amizade entre Blu e Linda e até uns toques de romance quando a bela ave Jade e o atrapalhado pesquisador Túlio entram na história. Não se esqueça da pipoca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário